sexta-feira, 6 de novembro de 2009

TP 2 As várias possibilidades de organização da frase e do período

Revisei neste 7º ano frase e oração, já tínhamos visto este conteúdo.
Expliquei o que seria um período simples e composto. Lemos "O aluno ideal" adaptado do capítulo "Comportamento agressivo - uma espécie de abacaxi", do livro O sadismo de nossa infância. Mostrei a eles que os parágrafos do texto podiam ter sido mais "costurados", para que evitassem muitas repetições, e não deixar para que o leitor estabelecesse as relações existentes entre as idéias. Fizemos a atividade 7 da TP no caderno.
Depois distribui a foto da macaca mãe com seu filhote e pedi que os alunos escrevessem um período simples sobre a cena que estavam vendo na foto. A seguir pedi que juntassem os períodos que haviam construído, sem mudar a idéia central, em apenas um período. Pedi para que evitassem repetições substituindo por, substantivos, pronomes, etc.
Fizeram muitas confusões no início, mas sei que muitos entenderam que não existe uma única forma de organizar os textos e que as repetições são desagradáveis.

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